quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia 8 de Junho

Olá pais e mães!
Estamos contentes e com saudades vossas. Hoje nós subimos a montanha para fazermos a rota dos pastores.
Conhecemos um pastor chamado Raul. Depois chegámos ao pé de um lago onde brincámos e almoçámos.
No caminho vários meninos apanharam pedras com minerais. Como alteraram o plano, fomos hoje à gruta depois do almoço, porque era perto do sítio onde estávamos a almoçar. Fomos guiados pelo Raúl com as cabras atrás de nós. Quando chegámos perto da gruta, esperámos por um homem que se chama Rui, que nos guiou dentro da gruta. Vimos morcegos, rochas de calcário, que se chamam estalagmites e estalagtites e umas rochas que picavam e por isso se chamavam dentes de cão.
Adeus pais e mães
Bijinhos
Cairo, Diogo, Fábio Teixeira, Francisco, João, Ricardo, Ruben, Vitor e Inácia

6 comentários:

  1. MUITO BEM !! FARTARAM-SE DE ANDAR E NÃO TIVERAM MEDO DOS MORCEGOS??? QUANTO ÀS SAUDADES NÃO SEI SE SERÁ VERDADE!!!! BJS
    (MÃE DO FRANCISCO)

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, também gostava de ter ido. Gonçalo, tens de me contar tudo, Ok? Agora todos para a caminha para descansarem. Até amanhã.
    Jorge.

    ResponderEliminar
  3. Estalactites
    São as mais frequentes. A água ao alcançar o tecto de uma gruta por uma fenda, devido às mudanças de pressão e temperatura que ali se encontra, perde o dióxido de carbono do redor da gota. Pouco a pouco forma uma fina ponta, por cujo interior a água flui. Denomina-se tubulares ou pistulosas quando são muito compridas e de pouco diâmetro (até 6m de longitude e entre 2 a 6 mm de grossura). As estalactites nem sempre são circulares. As estalactites têm um lento processo de formação, isto é, crescem muito lentamente.

    Estalagmites


    Nas grutas, a água que se infiltra pelo solo, cai sob a forma de gotas (líquida) e começa a formar uma estalagmite. Geralmente são mais largas que as estalactites e com a extremidade menos pontiaguda. Não possuem canais internos e o seu diâmetro está directamente proporcionado ao caudal da goteira.

    e até hoje numca vi ao vivo, só em imagens na tv e em fotos.
    espero que tenham gostado.
    beijinhos
    pai do fabio

    ResponderEliminar
  4. estão a viver uma experiencia unica,mas estamos cheios de saudades.divirtão-se e aprendam muitas coisas para depois contarem-nos. um beijo para todos e um em especial para o meu filhote lindo,o fabio teixeira.dorme com deus e com os anjinhos tu e os teus amiguinhos. beijos de todos meu anjo. ass mãe

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que se estão a divertir.Então e as cabras?Não tiveram medo que elas vós comessem a roupa nem o vosso lanche? Caso não saibam meninos as cabras comem de tudo...Beijinhos muito grandes e amanha já nos encontramos. Aproveitam o resto do tempo porque ele passa a correr.
    Ass:mãe do Diogo

    ResponderEliminar
  6. ESTES TRÊS DIAS FORAM MARAVILHOSOS PARA TODOS VÓS. VIVERAM EXPERIÊNCIAS ÚNICAS. E NÃO TINHAM OS VOSSOS PAIS AO PÉ DE VÓS, MAS DESENRASCARAM-SE BEM, NÃO FOI? O MEU PEQUENO CHEGOU DE "RASTOS", MAL JANTOU TAL ERA O CANSAÇO, MAS GOSTOU MUITO.
    TAMBÉM QUERO AGRADECER A SRA. PROF. INÁCIA E À PROF. ALBERTINA PELA ENORME PACIÊNCIA QUE TIVERAM E A RESPONSABILIDADE QUE É EM CUIDAR DOS NOSSOS FILHOS. APESAR DO ENORME CANSAÇO QUE VOCêS TIVERAM, CORREU TUDO BEM.
    MUITOS BJS PARA VOCÊS TODAS E OBRIGADO...
    (MÃE DO FRANCISCO)

    ResponderEliminar